Saúde como bem-estar físico e mental

10/05/22

Neste artigo vamos falar sobre o Bem-estar, porém é preciso conectar outros 2 conceitos: Saúde Integral e Autocuidado

Conceituando, bem-estar é um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do estresse.

Podemos dizer que o bem-estar significa a saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades.” 

Para estarmos bem, precisamos cuidar de todas as esferas de nossa vida e realizar práticas de bem-estar. Desde o corpo até as emoções. Em todos os ambientes em que somos afetados (família, trabalho, amizades, bairro, comunidades).

Resgatando um pouco a história, o termo "bem-estar" aparece pela primeira vez no século XVI para designar a satisfação de necessidades físicas, enquanto no século XVIII ele refere-se à situação material que permite satisfazer as necessidades da existência. 

Vamos analisar o conceito de bem-estar sobre alguns aspectos:

  • Bem-estar Físico

Bem-estar físico é a condição global do corpo em relação a patologias e ao vigor físico, ou seja, é a ausência de doenças associada a um bom funcionamento do metabolismo.

  • Bem-estar Social

Bem-estar social, também chamado de “qualidade de vida”, é usado para designar o bem-estar de uma sociedade no seu conjunto, englobando a riqueza monetária e o acesso a bens e serviços, mas também o seu grau de liberdade, prazer, inovação e saúde ambiental.

 

  • Bem-estar Mental

Bem-estar mental é o equilíbrio emocional entre o interno e as vivências externas, ou seja, é estar bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com todos os tipos de emoções, vivendo a vida na sua plenitude, respeitando o legítimo e o outro.

 

  • Bem-estar Econômico

Bem-estar econômico é a parte do bem-estar social que pode ser relacionado com referências monetárias.

Isto tudo me leva a um conceito atual que é a Saúde Integral.

Este conceito enfatiza que o corpo e a mente devem ser tratados como um campo único de cuidado. Desta forma, para estar fisicamente saudável, também é preciso estar bem psicologicamente. No entanto, diversos fatores estão relacionados ao bem-estar físico e emocional.

Vamos refletir sobre estes conceitos de bem-estar e saúde integral, exemplificando oportunidades no mundo corporativo para compreendermos melhor. É importante acompanhar os funcionários, avaliando quais são suas principais queixas. Assim, a empresa pode verificar de que forma pode contribuir para melhorar a saúde integral de todos. Isso exige uma visão mais ampla de saúde, principalmente neste momento em que muitos trabalhadores tiveram que se adaptar a novas rotinas.

 

Acompanhe estes 5 passos:

Cuide da saúde ocupacional

A saúde ocupacional é fundamental no processo de saúde integral, não somente para o acompanhamento das equipes presenciais, mas também dos funcionários que estão em trabalho remoto. Essa é a área da saúde responsável por acolher os funcionários e entender suas queixas, orientando as lideranças e as equipes sobre o que precisa ser feito.

Avalie a estação de trabalho

A ergonomia não deve ficar restrita ao ambiente de trabalho. O funcionário que está em home office também precisa ser assistido quanto à postura e às rotinas laborais. É preciso avaliar a forma como esse colaborador está trabalhando e orientá-lo para que possa desenvolver as funções da melhor forma possível e com os mesmos recursos que estão disponíveis na empresa.

Incentive a alimentação saudável

Com as pessoas permanecendo mais tempo em casa, muitas estão descuidando da alimentação e consumindo mais produtos industrializados. É importante fazer o acompanhamento nutricional das equipes com campanhas de orientação e programas voltados à alimentação saudável. Isso contribui para a manutenção da saúde integral e evita o desenvolvimento de problemas relacionados ao sobrepeso, como diabetes e colesterol, por exemplo.

Estimule a prática de exercícios

A pandemia também fez com que muitas pessoas deixassem de praticar exercícios e atividades simples do dia a dia, o que pode ter contribuído para o aumento do nível de sedentarismo. Por isso, criar um programa de incentivo à prática de atividades pode ser bastante motivador, além de ajudar a manter a saúde integral dos colaboradores, ainda auxilia na disposição e bem-estar.

Cuide da saúde emocional

Nestes novos tempos, a saúde emocional vem sendo testada constantemente. As principais queixas estão relacionadas à sobrecarga de trabalho, à sensação de esgotamento físico e ao aumento da ansiedade. Sendo assim, é fundamental que a empresa invista em programas de saúde emocional para que o colaborador tenha assistência profissional e consiga lidar com esse momento desafiador. 

Aqui na @Informar Saúde há programas estruturados que englobam todos estes aspectos dentro de uma linha de Cuidado Corporativo, que trabalha em parceria com os gestores de saúde das empresas para entregar o melhor resultado nesta gestão.

E como isso tudo se conecta com o Autocuidado? Por que é tão importante promover, conscientizar e ampliar a educação sobre o autocuidado?

 

Porque é uma forma inteligente e eficaz de melhorar inúmeros aspectos em prol da qualidade de vida: aumenta a autoestima, diminui os custos com a saúde e melhora as funções mentais e físicas.

Autocuidado significa cuidar de si mesmo. 

Quando falamos em ter hábitos de autocuidado, nos referimos a estarmos atentos às próprias necessidades, a buscarmos desenvolver hábitos que visam o próprio bem-estar.

 

E agora questionamos: quanto de autocuidado você tem aplicado em sua vida?

Você tem dedicado o seu tempo a você mesmo? Como anda a sua saúde física e mental?

Cuidar de si não significa negar cuidados aos outros. Cuidar de si é garantir também que você estará bem quando cuidar do outro for preciso. Cuidar não significa sacrifício. É por isso e por outros fatores que o autocuidado é tão importante. Entender a importância de se cuidar para que você tenha mais saúde e disposição para continuar os seus projetos e claro, para que você também continue a cuidar das suas relações e das pessoas que você ama.

Como o próprio nome diz, autocuidado é cuidar-se de si mesmo, é buscar todas as necessidades que o seu corpo e sua mente exigem de você. É aperfeiçoar cada dia mais o seu estilo de vida, é evitar hábitos maléficos a sua saúde física e mental, é adotar medidas de prevenção a doenças, e claro, evitar situações de risco.

Mas atenção, se você está pensando que ter autocuidado é o mesmo que estar bem o tempo todo, você está errado.

Autocuidado é abrigar-se dos confortos e desconfortos que a vida traz, é ver quais são as causas desses confortos e desconfortos, e escolher agir ou não, de forma positiva sobre elas.

Alguns hábitos de autocuidado

Hábitos não são adquiridos e consolidados em nosso cotidiano da noite para o dia. Mas, ter a consciência de que são hábitos importantes para o nosso bem-estar já é o começo de uma transformação. Confira estes 3 passos para iniciar a prática na sua rotina diária:

1.   Desenvolva o autocuidado com exercícios físicos

Se você não possui o hábito de praticar exercícios físicos, essa pode ser uma excelente hora para dar início a um novo hábito. Praticar exercícios favorece o sono, o apetite, além de permitir que você tenha um bom funcionamento dos intestinos. A concentração também é melhorada e você consegue manter o equilíbrio e a coordenação motora com maior facilidade. Outro ponto positivo em praticar exercícios físicos está em manter o peso ideal, combater a depressão e o estresse. Quer uma dica? Comece com caminhadas diárias, elas são extremamente recomendadas para quem inicia essa mudança. Se for preciso, contrate um profissional da área para receber orientações sobre quais exercícios físicos são os mais indicados para você.

2.   Autocuidado é ter uma vida social

Ao prezar pela vida social você também está exercendo habilidades de autocuidado. Isso acontece porque você está se divertindo e trocando informações com outras pessoas. Além disso, você com certeza estará rindo, feliz e, nem que seja por neste momento, estará distante de alguns dos problemas que afetam seus pensamentos. Lembre-se sempre de que o autocuidado é para o corpo e a mente, por isso, divirta-se e tenha uma vida social ativa. Procure fazer programas que te agradem e com pessoas que te façam bem. Ter momentos de alegria com pessoas queridas é algo que contribui muito com o bem-estar.

3.   Aprenda a dizer NÃO para desenvolver o autocuidado

Nem sempre a melhor opção é dizer SIM. Quando se sentir estafado, cansado e esgotado, permita-se dizer NÃO! Um exemplo simples é dentro do seu trabalho.

 

Para finalizar, lembre-se que a @Informar Saúde possui programas estruturados que contribuem diretamente em tudo isto que falamos acima:

  • Programa de Saúde Mental
  • Equipe especializada com Nutricionista, Psicólogos, Preparadores Físicos, Enfermeiros são parte da estrutura da Saúde Digital 24h
  • Linha de Cuidado de Prevenção afinal devemos cuidar da saúde e não cuidar da doença apenas. 

Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado de maneira positiva! 

Autora: Paula Campoy - Diretora Executiva da Informar Saúde

Diretor Técnico:

  • Dr. Mario Henrique Dutra de Souza
    CRM 111163

Unidade São Paulo

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • R. Josef Kryss, 319
    Barra Funda, São Paulo - SP

Unidade Rio de Janeiro

  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • R. Estácio Coimbra, 30
    Botafogo, Rio de Janeiro - RJ