Como se preparar um Envelhecimento Ativo

10/05/22

O mundo está envelhecendo e o Brasil ocupa a sexta posição na escala de países com maior prevalência da população idosa, ainda que seja grande a desinformação sobre este processo na vida de todos. 

Apesar de existir um corte cronológico para a população idosa, idade não é um marcador específico para as mudanças que ocorrem no envelhecimento. Esta população é extremamente heterogênea em suas características de saúde, independência e participação nas atividades de rotina. 

É fundamental garantir qualidade de vida aos anos de vida ganho, afinal, envelhecer é um triunfo alcançado no presente de qualquer sociedade. Fazer perguntas acerca deste fenômeno parece ser fundamental. Há diferenças marcantes de gênero, há diferenças marcantes segundo acesso à saúde, educação e posição socioeconômica. 

A psicanalista Miriam Goldenberg tem se dedicado a pesquisar como homens e mulheres, de várias idades e nacionalidades, se relacionam com essa etapa da vida. 

Um estudo amplo cujas descobertas já deram seus primeiros resultados, como a ideia de "Bela Velhice", que Miriam Goldenberg apresenta e desenvolve de maneira profunda, mas bem humorada, a "Bela Velhice" fala de liberdade, tempo, amizades, segurança, projetos, família, vitalidade, mas fala também de como nessa fase da vida, muda significativamente os nossos sonhos, nossas atitudes e expectativas. 

Inevitável tocar em temas como corpo, casamento e relacionamento quando o assunto é envelhecer. Ser "velho", ser "ageless", como diz Miriam Goldemberg pode ser, afinal, uma bela experiência. 

Todos sabemos que não existe idade para viajar, aproveitar o ar puro, curtir uma boa música e se divertir. Pensar em caminhos ativos são extremamente importantes.

As atividades de lazer trazem benefícios para nós, assim como as atividades físicas. Elas nos garantem um bom estado de saúde mental e emocional. Então, introduzir na sua rotina atividades de puro lares vão te ajudar a cada vez mais ter uma qualidade de vida melhor. 

É comum sentirmos certa solidão conforme envelhecemos, principalmente para fazer as atividades que gostamos. Por isso é relevante socializar em clubes e ambientes de atividades coletivas, para ir somando pares em todas as fases de nossas vidas.

Estudar, trabalhar, namorar, se alimentar bem, fazer atividades físicas para ter um bom condicionamento físico… Existem várias alternativas para esse preparo efetivo do envelhecimento ativo, mas quase todas as possibilidades se resumem no processo constante do cuidado integral.

Precisamos cuidar do nosso corpo, da nossa mente e das nossas emoções. 

Acima falamos um pouco sobre os cuidados com as emoções, com o físico, e como podemos exercitar a mente? A resposta é: quase que da mesma forma que exercitando o nosso corpo, fazendo exercícios que treinam a memória.

É possível trabalhar a mente para manter as nossas capacidades cognitivas saudáveis e nós vamos apresentar algumas delas para você:

 

Leia sempre que puder!

Ler é um hábito muitas vezes deixado de lado, mas a leitura pode exercer papel fundamental no estímulo da memória. Essa atividade demanda totalmente do nosso foco para poder precisar processar todas as informações para compreender o contexto. Isso ajuda a trabalhar a memória de curto e de longo prazo, além de estimular a retenção de novos dados.

Outro ponto positivo é que a leitura pode se tornar um passatempo e ainda trazer novos aprendizados, enriquecendo a cultura e o vocabulário. 

 

Jogue em seu celular

O Lumosity reúne mais de 25 jogos para trabalhar o raciocínio lógico e a memória, apresentando um teste inicial para descobrir a aptidão e assim apontar pontos fracos e fortes. Você consegue baixar o aplicativo pelo Android e pelo iOS

 

Quebra-cabeça

Além de exercitar a memória visual, montar quebra-cabeças ajuda no desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas. É preciso analisar e desenvolver estratégias para a montagem, e isso é extremamente importante para o nosso cérebro.

 

Palavra-cruzada, sudoku e baralho

Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku e baralho, além de exercitar a mente, essas atividades ainda são uma boa oportunidade para reunir a família e criar bons momentos de carinho. Essas ações podem parecer muito simples, mas os benefícios do lazer na terceira idade são inúmeros e fazem toda a diferença para a qualidade de vida nessa fase da vida. 


Autora: Dra. Kylza Estrella - Diretora Técnica da Informar Saúde.

 

Diretor Técnico:

  • Dr. Mario Henrique Dutra de Souza
    CRM 111163

Unidade São Paulo

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • R. Josef Kryss, 319
    Barra Funda, São Paulo - SP

Unidade Rio de Janeiro

  •  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  • R. Estácio Coimbra, 30
    Botafogo, Rio de Janeiro - RJ